domingo, 18 de novembro de 2012

A minha horta concluida =)



A minha hortinha completa xD





1º pedacinho



2º pedacinho





3º pedacinho





4º pedacinho



A minha horta passo a passo (continuação)



O meu quarto pedacinho de terra

4ª semana de Outubro






Plantei mais um bocadinho de couve - galega , estas já estão numa fase mai crescida.
Ofereceram-me 27 pézinhos, sempre já devem estar prontas mais rapidas que as que eu comprei =)





O meu 4º pedacinho pronto =)


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A minha horta passo a passo (continuação)

O meu segundo pedacinho de terra!

3ª semana de Outubro

 Plantei 6 alfaces frisadas e 5 alfaces roxas, penso que já não é bem a altura delas por causa das chuvas fortes mas decidi arriscar. Se vier a dar alguma coisa, daqui por 2 meses ou mais devem estar prontinhas =)




 De seguida plantei 12 pés de cenouras, estas devem demorar +/- 3 meses a ficarem grandes. Acho que não vou saber ver quando já tiverem prontas a ser colhidas lol por estarem debaixo da terra.




Depois semeei os nabos, misturei as sementes com um bocado de areia e depois espalhei pelo carreiro.





Tb semeei um carreirinho de favas

 




E por ultimo as ervilhas
 

 









O meu 2º pedacinho de terra concluído =) 





 


Depois fiz um 3º pedacinho pequenino só com alhos


 



                              Dizem que os alhos demoram 9 meses :o vou-me cansar de esperar lol



O meu 3º pedacinho =)


 




sábado, 10 de novembro de 2012

A minha horta passo a passo!

Na 3ª semana de Outubro 





Comecei  por preparar um bocadinho de terreno, cavar um bocado para tirar as ervas e depois remexer a terra e alisa-la com o ancinho




 
 

De seguida abri um carreirinho e pus com algum intervalo entre elas 7 pencas, ao abrir o segundo carreirinho a terra que se tira já serve para tapar o primeiro carreiro e depois faz-se assim sucessivamente.
A medida que ia abrindo o rego ia regando antes de meter os pés para depois a raiz se agarrar melhor.




E lá estão, as minhas 22 pencas lol  
Se correr bem, lá para Dezembro já devem estar crescidinhas e prontas para as consoadas =)




Cebolinho




De seguida plantei os pés de cebolinho, não sei se fiz da maneira mais correcta mas usei a mesma forma de plantar que nas pencas. A cebola já demora um pouco mais que a penca, penso que só lá para abril que estarão prontas a ser colhidas.


As minhas 23 cebolinhas xD 




Couve - coração
 


Nesta foto da para ver os pés de couve coração, a foto ta um pouco escura porque já estava a ficar de noite, sim, porque eu estive uma tarde toda para plantar a couve, o cebolinho e as couves lol




Beterraba 


De seguida plantei as beterrabas





Asa minhas 11 couves - coração e 6 beterrabas (decidi plantar pouco de cada porque como ainda estou a começar se algo der errado o desgosto e o investimento não é tão grande.
Aquela couve já ali estava no meio, tinha sido o meu pai a planta-la, eu achei engraçado deixa-la ficar, só espero que não prejudique o resto da minha plantação.
Tanto a couve - coração como a beterraba demoram 3 meses ou mais a estarem prontas




Acélias e couves-galegas




De seguida plantei 2 acélias (que nem sei bem o que é) mais 3 couves galegas. estes 5 pés foi a senhora onde fui comprar o resto das coisas que me ofereceu para eu experimentar =)
A acélia a senhora disse que demorava mais ou menos um mês e meio a estar pronta.








 O meu 1º pedacinho de horta pronto =)


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A minha horta =)



Decidi criar este blog com o objectivo de partilhar ideias sobre a agricultura, sou novata neste meu novo “hobbie” e pretendo então dar a conhecer passo a passo o desenvolvimento da minha horta para ajudar quem também está a começar ou pretende começar a criar a sua horta e também para que eu possa expor as minhas duvidas aqueles que também tiverem interesse nesta área e para me poderem darem dicas para melhorar o meu “pedacinhoverde” =)



A minha primeira Penca xD