domingo, 2 de dezembro de 2012

A minha horta passo a passo! - 27 de Nov



Na passada terça feira a minha horta já estava assim =)





 Os meus nabos









As minhas favas








As minhas ervilhas







Resolvi também colocar um pouco de adubo na minha horta. 







Parecia neve lol









A minha horta passo a passo! - 2ª sem. de Nov

Na 2ª semana de Novembro




As minhas alfaces não haviam maneira de crescer então segui o conselho de algumas pessoas, cortei alguns garrafões a meio e coloquei em algumas alfaces sem a tampa de cima. 



Só coloquei em metade que é para depois verificar as diferenças entre umas e outras.







 Os meus nabos ainda com mais folhinhas







As favas já tinham crescido também mais um bocadinho.




E as minhas ervilhas deram um pulo grande.







Já parece outra coisa =)






Entretanto aquela cadelita que ali anda estava a começar a fazer uns estragozitos na minha horta, então o meu pai fez-me uma vedação com um portaozinho =)







 E pronto, a minha horta protegida lol

A minha horta passo a passo! - 1ª sem. de Nov

Na 1ª semana de Novembro




No inicio do mês de Novembro já se começou a notar o crescimento de algumas coisas na minha horta =)



Os meus nabos já com folhinhas verdes





As minhas favas a saltar cá para fora =)















Depois entretanto fiquei a saber que na altura quando andei a preparar a terra que devia ter metido algum tipo de fertilizante, então comprei fertilizante orgânico a base de estrume de cavalo e coloquei na terra já depois de ter semeado, com a chuva sempre há-de absorver alguma coisa.










domingo, 18 de novembro de 2012

A minha horta concluida =)



A minha hortinha completa xD





1º pedacinho



2º pedacinho





3º pedacinho





4º pedacinho



A minha horta passo a passo (continuação)



O meu quarto pedacinho de terra

4ª semana de Outubro






Plantei mais um bocadinho de couve - galega , estas já estão numa fase mai crescida.
Ofereceram-me 27 pézinhos, sempre já devem estar prontas mais rapidas que as que eu comprei =)





O meu 4º pedacinho pronto =)


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A minha horta passo a passo (continuação)

O meu segundo pedacinho de terra!

3ª semana de Outubro

 Plantei 6 alfaces frisadas e 5 alfaces roxas, penso que já não é bem a altura delas por causa das chuvas fortes mas decidi arriscar. Se vier a dar alguma coisa, daqui por 2 meses ou mais devem estar prontinhas =)




 De seguida plantei 12 pés de cenouras, estas devem demorar +/- 3 meses a ficarem grandes. Acho que não vou saber ver quando já tiverem prontas a ser colhidas lol por estarem debaixo da terra.




Depois semeei os nabos, misturei as sementes com um bocado de areia e depois espalhei pelo carreiro.





Tb semeei um carreirinho de favas

 




E por ultimo as ervilhas
 

 









O meu 2º pedacinho de terra concluído =) 





 


Depois fiz um 3º pedacinho pequenino só com alhos


 



                              Dizem que os alhos demoram 9 meses :o vou-me cansar de esperar lol



O meu 3º pedacinho =)


 




sábado, 10 de novembro de 2012

A minha horta passo a passo!

Na 3ª semana de Outubro 





Comecei  por preparar um bocadinho de terreno, cavar um bocado para tirar as ervas e depois remexer a terra e alisa-la com o ancinho




 
 

De seguida abri um carreirinho e pus com algum intervalo entre elas 7 pencas, ao abrir o segundo carreirinho a terra que se tira já serve para tapar o primeiro carreiro e depois faz-se assim sucessivamente.
A medida que ia abrindo o rego ia regando antes de meter os pés para depois a raiz se agarrar melhor.




E lá estão, as minhas 22 pencas lol  
Se correr bem, lá para Dezembro já devem estar crescidinhas e prontas para as consoadas =)




Cebolinho




De seguida plantei os pés de cebolinho, não sei se fiz da maneira mais correcta mas usei a mesma forma de plantar que nas pencas. A cebola já demora um pouco mais que a penca, penso que só lá para abril que estarão prontas a ser colhidas.


As minhas 23 cebolinhas xD 




Couve - coração
 


Nesta foto da para ver os pés de couve coração, a foto ta um pouco escura porque já estava a ficar de noite, sim, porque eu estive uma tarde toda para plantar a couve, o cebolinho e as couves lol




Beterraba 


De seguida plantei as beterrabas





Asa minhas 11 couves - coração e 6 beterrabas (decidi plantar pouco de cada porque como ainda estou a começar se algo der errado o desgosto e o investimento não é tão grande.
Aquela couve já ali estava no meio, tinha sido o meu pai a planta-la, eu achei engraçado deixa-la ficar, só espero que não prejudique o resto da minha plantação.
Tanto a couve - coração como a beterraba demoram 3 meses ou mais a estarem prontas




Acélias e couves-galegas




De seguida plantei 2 acélias (que nem sei bem o que é) mais 3 couves galegas. estes 5 pés foi a senhora onde fui comprar o resto das coisas que me ofereceu para eu experimentar =)
A acélia a senhora disse que demorava mais ou menos um mês e meio a estar pronta.








 O meu 1º pedacinho de horta pronto =)